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sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PLANO VIVER SEM LIMITE


Logo do Plano Viver Sem Limites do Governo Federal

Ao lançar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, por meio do Decreto 7.612, de 17 de novembro de 2011, o Governo Federal ressalta o compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, ratificada pelo nosso país com equivalência de emenda constitucional.
O Brasil tem avançado na implementação dos apoios necessários ao pleno e efetivo exercício da capacidade legal por todas e cada uma das pessoas com deficiência. Ou seja, cada vez mais nos empenhamos na equiparação de oportunidades para que a deficiência não seja utilizada como motivo de impedimento à realização dos sonhos, dos desejos, dos projetos, valorizando e estimulando o protagonismo e as escolhas das brasileiras e dos brasileiros com e sem deficiência.
Atualmente, no Brasil, 45 milhões de pessoas declaram possuir algum tipo de deficiência, segundo o Censo IBGE/2010. A proposta do Viver sem Limite é que o Governo Federal, estados, Distrito Federal e municípios façam com que a Convenção aconteça na vida das pessoas, por meio da articulação de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.
Elaborado com a participação de mais de 15 ministérios e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que trouxe as contribuições da sociedade civil, o Plano Viver sem Limite envolve todos os entes federados e prevê um investimento total no valor de R$ 7,6 bilhões até 2014.

ACESSO À EDUCAÇÃO


O acesso à educação é direito de todos, sem discriminação, em igualdade de oportunidades. Para torná-lo realidade na vida das pessoas, o Governo Federal, por meio do Plano Viver sem Limite, vai investir até 2014 em recursos e serviços de apoio à educação básica. São ações que contemplam a implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), a promoção de acessibilidade arquitetônica nas escolas, a formação de professores para realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a aquisição de ônibus escolares acessíveis.
Em termos de formação profissional, as pessoas com deficiência são prioridade para matrícula nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na educação superior serão instalados núcleos de acessibilidade nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e ofertados cursos de formação em Pedagogia, com ênfase na educação bilíngue – Língua Brasileira de Sinais (Libras)/ Língua Portuguesa –, e cursos de Letras/Libras em todas as unidades da Federação.
Para promover acesso à educação de mais crianças e adolescentes com deficiência beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Plano Viver sem Limite estabeleceu como meta ampliar as ações de monitoramento e acompanhamento que compõem o Programa BPC na Escola.

Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais


As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços nos quais é realizado o Atendimento Educacional Especializado (AEE), complementar ou suplementar à escolarização dos estudantes com deficiência. Tem como objetivos produzir e organizar serviços e estratégias que assegurem os meios, modos e formatos de comunicação e de acesso à informação e ao conhecimento. Elas possuem equipamentos, mobiliários e materiais pedagógicos e de acessibilidade destinados a atender às especificidades educacionais de cada um dos estudantes.
Em 2011, mais de 24 mil escolas já possuíam Salas de Recursos Multifuncionais em atividade, abrangendo 83% dos municípios brasileiros. O Plano Viver sem Limite, por meio do Ministério da Educação, prevê, até 2014, a implantação de mais 17 mil salas, além da atualização das que já estão em funcionamento com a aquisição de 30 mil kits. No total, serão mais de 41 mil escolas com Salas de Recursos Multifuncionais em todo o Brasil.
Viver Sem Limites vagas paras pessoas com deficiência

Você cidadão


Caso conheça algum estudante com deficiência matriculado na educação básica da rede pública de ensino e que necessite de Atendimento Educacional Especializado, procure a Secretaria de Educação do estado, do Distrito Federal ou do município.
Caso conheça alguma escola que recebeu os equipamentos para implantação das Salas de Recursos Multifuncionais e não está atendendo aos estudantes com deficiência, entre em contato com a Secretaria de Educação do estado, do Distrito Federal ou do município, o Conselho de Educação de seu estado ou município ou o Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência.

Você gestor


Caso seu município ainda não tenha recebido pelo menos uma Sala de Recursos Multifuncionais, a Secretaria de Educação deve apresentar a demanda no Plano de Ações Articuladas (PAR) e indicar, por meio do Sistema de Gestão Tecnológica (Sigetec), as escolas a serem contempladas, além de solicitar oferta de cursos de formação continuada em Atendimento Educacional Especializado para os professores da rede.


Trecho tirado do documento disponibilizado no seguinte link.

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