Redes Sociais

Pages

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Disciplina, não só pra cima do tatame, mas para vida

Foto tirada no dia da troca de faixa, com Josiane França, Rainha DV do Carnaval de Porto Alegre 2013 e Hélio Roberto Passos.
Hoje venho fazer uma homenagem a uma pessoa que com o passar do tempo se tornou um grande amigo. Ele se chama Hélio Roberto Passos, 36 anos, Lutador de judô. Que neste dia 15 de dezembro se tornou o primeiro atleta cego no Rio Grande do Sul a receber a faixa preta no judô.
Perdeu a visão aos 27 anos, mas não desistiu de viver e nem ficar parado esperando como um coitadinho, coisa que acontece na maioria das vezes com quem fica com alguma deficiência quando já adultas. Teve como eu se adaptar a nova situação, reaprender a viver, como dizemos “enxergar de outra forma”, Conforme afirma ele: “No primeiro momento foi difícil aceitar, mas como sempre fui um cara independente, queria continuar sendo assim, mesmo tendo a limitação da visão, então fui aprender como viver sem ela, creio que me saio bem”.
Quando um fato deste acontece perdemos o chão, mas depois que levantamos e sacudimos a poeira, que vemos que a vida continua, quer queremos ou não e ficar chorando não vai resolver nada. Tornamos-nos pessoas melhores, tolerantes e com uma vontade de viver cada minuto com a maior intensidade que podemos, então, aprender a enxergar realmente a vida. “Antes tinha outro olhar sobre as coisas da vida, acho que a gente se modifica para melhor, aprende a "ver" as outras pessoas e passei a me ver também de outra forma, me sentindo capaz”. Afirma ele.
Pratica judô a oito anos, vive superando limites e quebrando barreiras para mostrar pra todos que é possível sim, com muita dedicação chegar a algum lugar. Os caminhos são muitos, uns mais leves outros mais pesados, mas o importante é focar no objetivo e seguir em frente, pois embora o Judô signifique “caminho suave” não quer dizer que seja fácil. Como ele me disse; “A palavra é superação. E o judô tem uma disciplina, e eu levei essa disciplina, não só pra cima do tatame, mas pra minha vida. Competir é como a vida, ou você ganha ou você perde. Com certeza mudou para melhor, hoje eu sou conhecido como o Hélio do Judô, fui abrindo muitas portas na minha vida e pra muita gente que está vindo por ai no esporte. Infelizmente aqui no Brasil é difícil se viver do esporte, conseguir um bom patrocínio, mas eu continuei e isso só me deu bons frutos. Atualmente recebo apoio da ACERGS e a RUDDER”.
Perguntei para ele se de todas as mudanças que teve em sua vida, hoje se define como? Deu uma risadinha pensou e desse. “Nossa é tão difícil falar da gente, porque a gente consegue olhar o outro, Me defino como um cara não realizado, mas que vem se realizando através do esporte e mostrando para as outras pessoas com deficiência que elas também podem em qualquer lugar, não somente no esporte, mas em todas as áreas”
Continuar treinando e competindo é o seu objetivo. Sendo reserva da seleção paraolímpica brasileira, sonha em trazer uma medalha para o Brasil. Também quer ser exemplo para as pessoas com deficiência visual. Dizer que todos podem chegar aonde ele chegou, basta se dedicar e não desistir no primeiro obstáculo que a vida nos impõe. Segundo suas palavras.
Perguntando para ele o que você diria para quem esta passando por algum problema, tendo
em mente a sua história de vida? Respondeu-me: "Que o azar é um golpe de sorte, às vezes há situações na vida que a gente acha que vai ser a pior do mundo, mas que com o decorrer do tempo podemos perceber que não. Que a vida tem muitos caminhos. E eu percebi isso depois de cego, eu fiz mais coisas depois de cego do que quando enxergava, então não desistam de nada, seja qual for a situação que se encontrem.”

Alguns dos seus títulos

Título de Campeão Brasileiro de Judô em 2006.
Prêmio Atleta Destaque entregue pela FGJ (Federação Gaúcha de Judô) em 2006
Ganhei um prêmio no Palácio Piratini em 2011
“Não foram títulos, mas acho que ser lembrado pelo judô é uma forma de título também.” Diz ele.

A vida nos empoe muitas dificuldades, mas a maior delas é imposta por nós mesmos. Acreditar que podemos, com certeza é o primeiro passo para chegar a um objetivo.

Edirado por: Paulo Cesar Valentim da Silva

p

2 comentários:

  1. Muito lindo teu exemplo, Hélio parabéns pela tua caminhada, mesmo de longe ficamos observando teu sucesso. Um abraço.Alessandra Obelar. Beijocas pai. Anninha Carolyna.
    Parabéns pela entrevista Josiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpas pela demora da resposta, obrigada pelo elogil, mas não posso tomar os creditos só pra mim, pois trnho a ajuda do meu noivo. Beijos e felicidades.

      Excluir