Redes Sociais

Pages

quinta-feira, 18 de outubro de 2012



Feira do Livro 2012

Logotipo da 58ª Feira do livro de Porto Alegre

A feira do livro de Porto Alegre é uma das mais antigas feiras do País. A feira é considerada a maior do gênero a céu aberto da América Latina. Tendo sido inaugurada em 1955 por iniciativa de Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. O evento que acontece sempre no final de outubro e meados de novembro, consolida e promove o incentivo e a difusão do hábito de ler.

Tendo o seu inicio no dia 26 de outubro de 2012 e termino no dia 11 de novembro de 2012. A Feira possui espaços destinados aos expositores e à promoção de atividades artísticas e culturais em torno do livro e da leitura. Além de praça de alimentação, estande para patrocinadores e veículos de comunicação.

Realizada no coração do centro histórico da Capital gaúcha, a Feira é dividida em três áreas: a Área Geral, que está localizada na Praça da Alfândega e na Rua dos Andradas, a Área Internacional, situada na Avenida Sepúlveda, e a Área Infantil e Juvenil, instalada no Cais do Porto.


Todos os anos centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros mediadores da leitura participam da Feira, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados nos prédios do Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo e Casa de Cultura Mario Quintana, principais espaços culturais de Porto Alegre.

Em 2006, foi reconhecida como um dos eventos mais importantes do Brasil pela Presidência da República,. Recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural,
Em 2010 a Feira do Livro foi reconhecida como patrimônio imaterial da cidade de Porto Alegre pela Secretaria Municipal da Cultura. A partir de 2011, houve a  inclusão dos Dias Temáticos na programação e, diariamente, um tema diferente é abordado nas atividades para adultos e nas áreas Infantil e Juvenil.

Conforme informou a assessoria de imprensa da Câmara do Livro na manhã desta quinta feira o patrono da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre será Luiz Coronel. Ele concorria com outros nove nomes obtidos por votação entre associados da Câmara do Livro. O vencedor saiu de uma segunda votação, feita por um conselho cultural. 
Foto do escritor Luiz Coronel patrono da Feira do Livro.

Nascido em Bagé, no Sudoeste do Rio Grande do Sul, o escritor é formado em Direito e Ciências Sociais pela UFRGS. Possui 52 livros editados, sendo a poesia a sua andamento preferido. Em parceria com atores e músicos, realiza recitais sobre a poesia social brasileira e causos gaúchos.
O trabalho de Luiz Coronel chegou à televisão através da série "Filé de Borboleta", exibida na RBS TV. Ele escreveu com Pirisca Grego os temas da produção cinematográfica "Os Senhores da Guerra", que estreará em breve.

O escritor ainda recebeu o título de Cidadão Honorário de Porto Alegre, tem a Medalha Farroupilha e os prêmios Paixão pela Cultura e Medalha Cidade de Porto Alegre. Luiz Coronel é membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário