Villaverde assina Carta Cidade Acessível. |
A semana da Pessoa com Deficiência foi marcada por um grande compromisso com os candidatos a prefeitura de Porto Alegre e eu estava presente e o candidato da Frente Popular estava presente e assinou a Carta Cidade Acessível que beneficiara as pessoas com deficiência e Villaverde falou do seu compromisso e suas propostas e priorizou a Acessibilidade que ainda precisa de muitos avanços para termos uma cidade para todos quebrando as barreiras atitudinais e um dos meus projetos é fiscalizar as secretárias voltadas a Acessibilidade, A educação para todos, saúde e moradia.
Sabemos que ao sair de casa todos os dias temos que estar preparados para os obstáculos que encontramos em nossa capital mas sabemos também que com grandes politicas de inclusão e respeito poderemos mudar esta realidade das pessoas com deficiência e eu me sinto preparada para lutar por isso.
Villa assinou, na manhã desta quinta-feira (23), a Carta Cidade Acessível proposta pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficência (Coepede) aos candidatos à prefeitura de Porto Alegre comprometendo-se a dotar o município de mais acessibilidade para as pessoas com deficiência. Antes de assinar o documento, a convite do presidente do conselho, Roberto Oliveira, o candidato da Frente Popular - Governo de Verdade expôs, durante 10 minutos, os projetos para a acessibilidade do seu programa de governo.
Villa destacou que vai governar Porto Alegre com políticas sociais afirmando o direito de inclusão das pessoas com deficiência, focando com principalidade as questões de acessibilidade. Estas politicas serão articuladas em todas as secretarias, órgãos e instâncias do poder público municipal. E serão construídas com a participação direta das pessoas com deficiência, seus parentes e especialistas para avaliar, permanentemente e reciclá-las se necessário. A prefeitura da Frente Popular vai adotar os preceitos da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência que desloca a questão do âmbito do indivíduo com deficiência para as sociedades que passam a assumira deficiência como problema de todos. "A deficiência é a combinação de limitações pessoais com impedimentos culturais, econômicos e sociais", diz a convenção da ONU que trata sobre os direitos das pessoas com deficiência. A prefeitura de Villa e do coronel Bonete também terá um órgão especifico de articulação das politicas para o segmento e redes de serviços e,ainda, para propor legislações pertinentes, para facilitar a acessibilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário