Redes Sociais

Pages

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dia dos namorados

Cupido


Introdução


O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).

Um pouco da história

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo fora, aproximadamente mil milhões (Portugal) (um bilhão no Brasil) de cartões com mensagens românticas são enviados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

No Brasil

História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho) No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”. Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o comerciante João Dória5 trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim — que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

Na Ásia

Na sétima noite do sétimo mês do calendário lunar. As mulheres budistas da China que querem casar olham para o céu quando o sol se põe para pedirem aos deuses que lhes tragam bons maridos, como manda a tradição na chamada Noite das Raparigas ou o Festival da Sétima Noite do Sétimo Mês Lunar.
Mas como todas as tradições, e especialmente as de uma cultura milenar como a chinesa, não surgem por acaso e estão normalmente ligadas à lenda ou mitos. A história da Noite das Raparigas já era contada nos tempos da dinastia Han (202 a.C.) e, como não poderia deixar de ser, fala de uma história de amor impossível».
Reza a lenda que um rapaz do campo perdeu os pais quando era ainda pequeno ficando ao cuidado do irmão mais velho casado com uma bruxa que lhe pediu um dia que fosse dar de comer aos nove búfalos e que só voltasse quando tivesse dez.
Ao passear pelo campo, o rapaz encontra um feiticeiro de barbas compridas e brancas que lhe disse ter visto, perto do local onde se encontravam, um búfalo doente que precisava de comer 100 flores diferentes todas as manhãs ao longo de um mês para ficar bom.
Um mês depois, o rapaz regressou a casa com os dez búfalos e a bruxa, sem querer acreditar no que via, decidiu mandá-lo embora.
Na companhia do décimo búfalo, o rapaz, ao deambular pelas montanhas e vales do continente chinês, deparou-se com sete irmãs a nadarem num rio, as filhas do imperador de Jade que tinham descido à terra para um passeio, e apaixonou-se pela sétima filha.
Contra a vontade dos pais, a princesa decidiu trocar o céu pela terra, levando consigo o bicho-da-seda para ensinar os aldeões a tecer, mas já com dois filhos, foi «raptada» pela mãe.
O búfalo deu a vida para que a sua pele fosse transformada nuns sapatos que levariam o rapaz ao céu, mas a deusa-mãe traçou uma via láctea a separar o casal.
Milhares de pássaros decidiram formar uma ponte para juntar o casal e os imperadores, comovidos com o ato, decidiram autorizar a sua reunião uma vez por ano, na sétima noite do sétimo mês lunar.

No Estados Unidos

Nos Estados Unidos o dia dos namorados é chamado de Valentine’s Day. Celebrado em 14 de fevereiro, a comemoração é feita de uma forma diferente da brasileira. Nos Estados Unidos a data é comemorada, principalmente, por namorados, casais casados, noivos, amigos e pessoas que se amam (entre pais e filhos também é comum). Os que se amam demonstram, nesta data, todo seu amor através da troca de cartões, flores, chocolates e presentes. Os cartões costumam ser confeccionados pela própria pessoa, o que dá um toque bem criativo e pessoal a data.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados
http://cambetabangkokmacau.blogspot.com.br

Editado por: Paulo Valentim





Nenhum comentário:

Postar um comentário