Candidatas estão em fila uma atras da outra todas sorridentes. |
Neste ano pude desfrutar pela segunda vez do Miss Deficiênte Visual do RS e conviver de grandes momentos com as candidatas do concurso e aprender muito com o nosso Rei Momo, Fabio Verçoza e ver todo o carinho e dedicação em ter tomado a causa pra si.Aqui deixo meu muito obrigado por hoje fazer parte da minha vida e continue levando seu sorriso pra muitos.Josiane França.
Roberta Schuler
Elas não enxergam mas, a partir de um concurso de beleza, querem que quem vê passe a reconhecer que não há limitação física que as impeça de realizar sonhos. Esse é o propósito do grupo de 19 mulheres que está participando da segunda edição do concurso Miss Deficiente Visual Rio Grande do Sul.
Ontem, foi a prova de roupas para definir o look casual do desfile, que será realizado na noite de sábado, no Chalé da Praça XV (Largo Glênio Peres, no Centro da Capital).
E, como todas candidatas a miss, elas estavam eufóricas.
- Eu fiquei mais vaidosa depois que perdi a visão. Acho que a gente se toca mais, sente quando falta alguma coisa - revela a estudante de Psicologia Francielle Cunha Brandão, 25 anos, que teve descolamento de retina há sete anos.
- Superando os obstáculos
Além de um vestido justo, para evidenciar o porte de modelo, Josiane França Santos, 35 anos, tem a mostrar a simpatia e a alegria para superar as dificuldades. A maior delas foi na gestação do filho Rodrigo, quatro anos, quando Josiane teve meningite. Depois de uma cesariana de urgência, ela entrou em coma e, ao despertar, descobriu que estava cega.
- Eu levo tudo na brincadeira. Gosto de me vestir bem, sou vaidosa - declara.
A segunda edição do concurso tem organização da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), coordenação do Rei Momo da Capital, Fábio Verçoza, apoio da prefeitura de Porto Alegre e Elaine Malhas.
É mais do que um concurso
Conhecida pela bela voz com que faz comunicados ao microfone de uma loja de departamentos do Centro da Capital, a secretária Raquel Pertille da Silva, 27 anos, quer mostrar mais que sua beleza.
- Primeiro de tudo, é a minha beleza interna que conta. Não enxergo com os olhos, mas com o coração - afirma a participante, que há três anos perdeu a visão por causa do diabetes.
Já a recepcionista Mirian Antunes de Mello, 24 anos, que foi a primeira princesa na edição 2011, quer participar e estar com as amigas. A irmã dela, Rute, 22 anos, também desfilará.
Gabriela Mallmann, assistente social da Acergs, concorda:
- Com o concurso, trazemos à tona o debate sobre a valorização da mulher, a inclusão social e o respeito à diversidade. É o momento Cinderela - opina.
Um maquiador especial
Os traços delicados da secretária Gabriela da Silva, 25 anos, moradora de Imbé, vão contar com o destaque de mãos especiais: o namorado, o chaveiro Valdir Rodrigues, 39 anos. Ele aprendeu a maquiar a amada para destacar a beleza dela entre as candidatas.
- Eu digo pra ele: observa as meninas e faz direito! - diverte-se Gabriela.
Já familiarizado com blush, batom e rímel, ele se derrete:
- Apoio ela em tudo.
Agenda lotada
Passeio no Linha Turismo, no Cisne Branco e encontro com o vice-governador fazem parte da agenda das candidatas.
No dia do desfile, elas desfilarão trajes de gala e casual. Além de ganhar um final de semana em Gramado, a vencedora representará o Estado na disputa nacional, no dia 7 de julho, em Porto Alegre.
- O momento será de luz para todas! - resume Fábio Verçoza.
Fonte:Diário Gaúcho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário